Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Radar do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Radar do AmazonasRadar do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Reconhecimento da Apicultura, Lei de autoria de Cristiano D’Angelo, institui o ‘Dia Estadual do Apicultor’

18 de abril de 2024
Compartilhar

A Lei nº 6.395, de 14 de setembro de 2023, de autoria do deputado estadual Cristiano D’Angelo (MDB), institui o “Dia Estadual do Apicultor”, a ser comemorado anualmente em 22 de maio, e insere a referida data no Calendário Oficial de Eventos do Amazonas.
A apicultura é a criação de abelhas exóticas para produzir mel, própolis, geleia real, pólen e cera de abelha. Além dos benefícios sociais e econômicos para a sociedade, a apicultura ajuda a manter e preservar ecossistemas existentes. O mel brasileiro e seus derivados são reconhecidos no mercado internacional como os mais puros do mundo.
“A atividade do apicultor é de suma importância para a sociedade amazonense, uma vez que garante o emprego da mão de obra familiar e é importante salientar que o maior benefício social é a melhora da saúde da população”, enalteceu Cristiano D’Angelo.
As abelhas nativas são utilizadas há centenas de anos pelos povos indígenas da Amazônia, a exploração expandiu nos últimos dez anos, aderindo às técnicas racionais de seus recursos. Segundo Cristiano D’Angelo, presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa), a data contribuirá para o reconhecimento e valorização da profissão, com um destaque especial, será possível ampliar as possibilidades na agricultura familiar do Estado.
A Lei traz maior reconhecimento ao Estado do Amazonas, que se destaca no Brasil pela meliponicultura, criação de abelhas sem ferrão, que registra uma produção anual de mais de 14,4 mil quilos de mel, conforme dados do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam, 2019). Assim sendo, de acordo com dados do IBGE (2018), os municípios com maior produção de quilo de mel no Amazonas são: Manaus, Humaitá, Maués, Itapiranga e Urucará.
“É importante salientar que a apicultura, ao contrário de outras atividades agrícolas, protege biomas, que são agrupamentos de espécies vegetais que compartilham características geográficas e climáticas semelhantes, de modo a evitar o desmatamento. Dessa maneira, com uma atividade sustentável, contribui para o meio ambiente. Todo nosso agradecimento através da data comemorativa a essa profissão” destacou Cristiano D’Angelo.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Comandante Dan passa o Dia Estadual do Pescador e Pescadora junto às comunidades do Alto Solimões

29 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputado João Luiz destinou mais de R$ 2,7 milhões em emendas parlamentares aos pescadores do Amazonas

29 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Modernização do Bumbódromo de Parintins vai impulsionar ainda mais o festival, afirma Roberto Cidade

28 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Deputada Débora Menezes denuncia ações do Ibama e cobra regularização fundiária no Sul do Amazonas

28 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Sob a presidência do deputado estadual Roberto Cidade, Aleam participa com comissões permanentes do 58° Festival Folclórico de Parintins

27 de junho de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan inicia recesso parlamentar percorrendo 12 municípios

27 de junho de 2025
Radar do AmazonasRadar do Amazonas