O órgão reforça que não inicia conversas via aplicativos de mensagens para notificar os condutores
FOTO: Divulgação/Detran-AM
O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) alerta a população para um novo golpe envolvendo o aplicativo de mensagens WhatsApp. Golpistas entram em contato notificando falsas infrações e a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), solicitando pagamentos indevidos.
No novo golpe, condutores recebem uma mensagem com notificação sobre falsa infração grave registrada que poderia resultar em suspensão imediata da CNH. A mensagem acompanha um link falso para a suposta regularização do processo de suspensão. O link gera um QR code para um pagamento indevido via pix.
Como diferenciar
A mensagem falsa apresenta algumas características que podem ajudar o condutor a identificar a fraude: os endereços eletrônicos utilizados no golpe não apresentam o ‘.am’, extensão utilizada no endereço oficial do Detran-AM; o número de telefone utilizado pelos golpistas tem o DDD 21, que não corresponde ao Estado do Amazonas; e a tela de pagamento falsa apresenta marca do ‘gov.br’.
FOTO: Divulgação/Detran-AM
Além disso, o Detran-AM destaca que não existe processo para cancelamento imediato de CNH. Os usuários que necessitarem de serviços do Detran Amazonas devem estar atentos e acessar o site oficial do órgão: www.detran.am.gov.br. Também é importante não clicar em links desconhecidos e não fornecer informações pessoais em canais não oficiais.
“O alerta à população é que para qualquer mensagem que você receber, tire as dúvidas nas redes sociais do Detran, e consulte no site oficial”, enfatiza o diretor-presidente do órgão, David Fernandes.
FOTO: Divulgação/Detran-AM
Atendimento
O órgão reforça que não inicia conversas on-line notificando os condutores via aplicativos de mensagens, ou efetuando cobranças de quaisquer valores.
O único serviço via WhatsApp disponível para serviços do Detran Amazonas, é o atendimento automático com os parceiros virtuais ‘Mano’ e ‘Mana’.
O atendimento oficial pelo WhatsApp é, exclusivamente, por meio do contato (92) 3643-0001. O usuário deve iniciar a conversa para acessar serviços de veículos e habilitação.