Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Radar do Amazonas
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Radar do AmazonasRadar do Amazonas
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Nacional

Financiamento e determinação Climática: REDE CENARIUM Promete se Aprofundar nos Bastidores Políticos da COP30 em Belém

7 de novembro de 2025
Compartilhar

A cobertura especial da REDE CENARIUM na 30ª Conferência das Partes (COP30), em Belém, terá como pilar a análise profunda das negociações de metas climáticas e dos bastidores políticos que orbitam o maior evento climático do planeta. Em um cenário marcado por tensões em torno do financiamento climático e da determinação dos países em desenvolvimento e das nações ricas, o veículo se propõe a fazer uma fiscalização jornalística dos acordos e promessas.

O principal foco da conferência, que é debater e negociar acordos para conter o aquecimento global, reduzir emissões de gases de efeito estufa e financiar ações climáticas, esbarra em questões como a necessidade de US$ 1,3 trilhão anuais para ações climáticas, e a resistência dos países desenvolvidos em prover recursos com a agilidade e escala demandadas.

Paula Litaiff, fundadora da CENARIUM, aponta que a participação da rede no espaço global visa “fiscalizar as políticas públicas” e garantir a “democratização da informação” sobre decisões que afetam diretamente a Amazônia. A equipe de repórteres e articulistas do veículo estará atenta a:

  • Compromissos dos Grandes Emissores: Acompanhamento das novas Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) e a pressão para que nações como China e a União Europeia elevem a determinação de suas metas.
  • Justiça Climática e Financiamento: O embate sobre quem deve pagar a conta do aquecimento global, com a ênfase na cobrança de reparação climática dos países ricos e a discussão de mecanismos inovadores como a taxação global de poluidores.
  • Pautas Amazônicas na Mesa: Monitoramento das propostas brasileiras, como a de zerar o desmatamento até 2030, e a apresentação de soluções locais de povos tradicionais e comunidades, que são frequentemente invisibilizadas nos grandes fóruns.

A cobertura da REDE CENARIUM será distribuída em formato multimídia (site, agência, TV Web e revista), com a produção de análises sobre os impactos futuros das decisões da COP30, inclusive por meio de participações em programas de canais parceiros, como a BT Amazônia / Amazônia no Ar. A proposta é oferecer ao leitor um olhar que vai da macroeconomia dos acordos climáticos à microeconomia das comunidades afetadas na floresta.

Assuntos Nacional
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Nacional

Comissão aprova projeto que reforça garantia de locadores com caução registrada em imóvel

10 de novembro de 2025
Nacional

Hugo Motta defende união institucional contra o crime organizado

10 de novembro de 2025
Nacional

Comissão mista vota nesta terça-feira a MP do Plano Brasil Soberano

10 de novembro de 2025
Nacional

Líder do PT critica mudanças no projeto antifacção; relator diz que busca eficiência da polícia

10 de novembro de 2025
Nacional

Comissão aprova nova regra para financiamento às escolas de educação especial

10 de novembro de 2025

Deputados destacam desafio climático global no primeiro dia da COP30, em Belém

10 de novembro de 2025
Radar do AmazonasRadar do Amazonas