O objetivo é estimular o empreendedorismo e renda extra para as mulheres assistidas neste final de ano
Foto: Jimmy Christian/Seas
A Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), por meio do Centro Estadual de Convivência da Família (CECF) Padre Pedro Vignola, promoveu nesta quarta-feira (12/11), uma Oficina de Confecção de Guirlandas, usando como matéria prima materiais recicláveis como rolo de papel higiênico e forma de ovos.
A ação teve como público-alvo as mulheres que fazem atividades no centro, com foco no empreendedorismo feminino, aproveitando as festas de fim de ano como oportunidade de gerar renda extra. Neste período, o artesanato natalino se destaca como uma fonte de lucro acessível e flexível, principalmente para as mulheres.
Para a secretária de Assistência Social, Kely Patrícia, essas atividades dos centros estimulam a criatividade das participantes e estimulam a geração de renda extra, destacando o empenho do Governo do Amazonas em garantir apoio à população.
“Essas oficinas proporcionam aos participantes uma oportunidade, uma perspectiva de novas fontes de renda, além de estimular a criatividade, utilizando materiais diversos como rolos de papel higiênico e formas de ovo. O Governo do Amazonas está sempre empenhado em estimular o desenvolvimento da população”, disse Kelly Patrícia.
Foto: Jimmy Christian/Seas
A oficina para confecção de guirlanda foi ministrada pela assistente social Luana Oliveira, do CECF Padre Pedro, que destacou às participantes, envelhecentes e aposentadas, a importância da reutilização de materiais simples usados no dia a dia, como formas de ovos, rolos de papel higiênico e outros. “Além de incentivar o empreendedorismo, a ação visa contribuir com o aprendizado, promover a integração e incentivar as mulheres a buscar uma fonte de renda extra, no artesanato”, disse.
Renda extraHá um ano fazendo atividades no CECF Padre Pedro, Francilene Paixão, 64 anos, faz parte dos Grupos de Convivência “Exercitando a Memória” e “Artesanato Horizonte”, foi uma das mais entusiasmadas na oficina.
Foto: Jimmy Christian/Seas
“Nunca tinha feito nenhuma atividade de artesanato, o que está sendo uma novidade para mim, além de ser bom para a memória e fugir dos problemas de casa, posso ganhar um dinheiro extra”, admitiu a idosa.
Participando pela primeira vez de uma atividade no Padre Pedro, Fátima Neves Silva, 67 anos, ficou encantada em poder participar da oficina e saiu de lá com a perspectiva de se matricular para fazer parte do centro. “Me senti muito bem acolhida e fazer essa oficina me deixou bem disposta, pela aceitação das demais pessoas, e isso não tem preço, porque estou passando por um processo de depressão, decorrente da morte do meu esposo”, relatou.
Foto: Jimmy Christian/Seas
Mantidos pelo Governo do Amazonas, sob o comando da Seas, os sete Centros Estaduais de Convivência da Família e do Idoso (Ceci), estão realizando ao longo do mês de novembro uma gama de cursos e oficinas voltados à confecção de enfeites e cartões natalinos.