A iniciativa levou serviços de atendimento e conscientização para a Escola Estadual Vicente Telles de Souza, na zona centro-sul
Foto: Linconl Ferreira/Sejusc
A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, nesta quinta-feira (13/11), uma ação itinerante na Escola Estadual Vicente Teles de Souza, localizada na zona centro-sul. A iniciativa, coordenada pela Secretaria Executiva de Política para as Mulheres (SEPM), integra a programação preparatória para os 21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher, campanha que terá início em 20 de novembro.
A atividade teve como propósito aproximar os serviços da Sejusc, às alunas da escola, suas responsáveis e comunidade, oferecendo atendimentos e orientações de forma acessível e descentralizada. Entre os serviços disponibilizados estiveram atendimentos jurídico, psicológico e social, além de uma oficina de maquiagem voltada ao estímulo do empreendedorismo e da autoestima feminina.
Durante a ação, foi realizada uma palestra sobre violência contra a mulher, ministrada pela coordenadora da SEPM, Wilmara Kruke, reforçando a importância do enfrentamento a todas as formas de agressão e da divulgação da rede de apoio e proteção disponibilizada pelo Governo do Amazonas, por meio da Sejusc.
Foto: Linconl Ferreira/Sejusc
“O projeto faz parte das estratégias do órgão para ampliar o alcance das políticas públicas voltadas às mulheres e fortalecer a conscientização sobre seus direitos e mecanismos de proteção. A ação itinerante tem o objetivo de ir até onde as mulheres estão, nas escolas, nas comunidades e nos institutos, levando atendimentos e serviços que reforçam nosso compromisso com elas”, destacou.
Serviços
A Sejusc oferece atendimentos psicossociais e jurídicos gratuitos, além de orientações sobre direitos das mulheres e enfrentamento à violência de gênero. A secretaria ainda promove cursos, oficinas e campanhas de conscientização sobre igualdade de gênero, fortalecendo parcerias com instituições públicas e privadas e ampliando a rede de apoio e valorização das mulheres amazonenses.